Telhas de Alumínio, benefícios para diversos tipos de obras.

Está construindo e pensa em usar telha de alumínio? Pois é, esse é um dos materiais de acabamento mais requisitados atualmente por apresentar benefícios a diversos tipos de obras. 

Muitas empresas, por exemplo, têm optado pelo revestimento de suas coberturas com telha de alumínio. Em projetos residenciais também é possível usá-la, mas é mais raro. 

Em qualquer caso, é importante contar com ajuda profissional para desenvolvimento do projeto, assim como sua aplicação.

Geralmente as empresas do ramo fornecem telhas de dois e doze metros. E alguns fatores devem ser levados em consideração como o clima na região e as medidas do telhado, por isso a ajuda especializada é fundamental. 

As telhas de alumínio são usadas principalmente em locais como:

  • Cobertura de quadras poliesportivas
  • Coberturas de transportadoras
  • Cobertura de terminais de ônibus
  • Coberturas de pavilhões
  • Cobertura de instalações industriais

As telhas de alumínio podem ser usadas em telhados de residência, mas devem passar pelo crivo de um especialista e ter um projeto onde ela se encaixa.

Telhas de Alumínio manutenção e sustentabilidade

Telhas de Alumínio, benefícios para diversos tipos de obras

A telha de alumínio oferece diversas vantagens e vem agradando muito o público que a utiliza em suas construções.

Podemos citar como principais benefícios do uso da telha de alumínio são:

  • Produto resistente a corrosão devido às propriedades do alumínio
  • Ótima durabilidade
  • Telhas leves que facilitam a logística, transporte e instalação
  • Manutenções esporádicas reduzindo o custo de manutenção
  • Produto sustentável

Essas são as principais vantagens do uso da telha de alumínio na construção, por isso é tão requisitada para projetos de inúmeros perfis, sobretudo os comerciais.

Seu preço favorece a escolha, mas todos os elementos citados acima contribuem para que o material seja um dos mais buscados atualmente.

Sobre Qualidade

Entre as cruciais normas técnicas relacionadas à utilização de telhas de alumínio, podemos destacar a ABNT NBR 6123 – Ação dos ventos sobre edificações, a ABNT NBR 14331 – Alumínio e suas ligas – Telhas – Requisitos, acessórios, projetos, instalações e aplicações, e a ABNT NBR 10844 – Instalações prediais de águas pluviais.

Até agora não foi criado um Programa Setorial da Qualidade específico para telhas de alumínio, nem ao menos sequer de telhas fabricadas com outros materiais.

A distinção é dada por meio da garantia da origem dos produtos, sendo eles baseados em matéria-prima de qualidade assegurada por sistemas industriais rigidamente controlados.

Instalando sua Telha de Alumínio

Antes de começar a colocar as telhas, é necessário averiguar se existe um projeto detalhado para a instalação e estudá-lo cuidadosamente.

O instalador deve verificar se a estrutura está em conformidade com o projeto, sobretudo no que diz respeito às distâncias entre terças, nivelamento e inclinação.

Também é necessário conferir o sentido do vento predominante no local e iniciar a montagem começando do lado contrário do sopro do vento, indo do beiral para a cumeeira.

A maior parte das estruturas de sustentação para telhados com telhas metálicas são realizados com perfis de aço galvanizado.

Existem também, projetos que usam estruturas construídas com pré-moldados de concreto ou com madeira, contudo o mais usual é o aço.

A elaboração da estrutura baseia-se no isolamento da junção direto do aço sem proteção com o alumínio, visto que o ferro existente na estrutura do aço pode causar uma ação de oxidação sobre o alumínio.

Posto isso, a estrutura metálica precisa ser sempre galvanizada ou pintada de modo a neutralizar o contato direto.

Todavia, caso a superfície de aço da estrutura não consiga ganhar nenhum dos dois tratamentos citados, é necessário usar então uma fita de vedação, fabricada com material inerte, que realizará esta mesma função de isolamento.

Para conseguir as propriedades térmicas e/ou acústicas, é preciso que o conjunto de cobertura possua uma espessura respeitável.

Dado que as telhas metálicas, de modo geral, possuam espessuras muito baixas, sozinhas não apresentam chances de disponibilizar um isolamento térmico e/ou acústico.

Assim, é admissível explorar outros elementos que irão fazer esta função, cujo mais utilizados são o isopor, o poliuretano expandido ou as lãs minerais.

Desse modo, forma-se o telhado com uma telha inferior, no meio usa-se qualquer uma destas alternativas e logo depois a telha superior, originando assim a telha sanduíche.

No final, o produto possuirá uma espessura entre 30 e 50 mm, conforme a solução escolhida, e realizará o papel de sistema termo acústico.

Como cuidar da manutenção das telhas

É recomentado que se realize uma limpeza com água e detergente neutro na proporção de somente 5%, em intervalos de seis meses em locais com ambiente atmosférico mais hostil e a cada 12 meses em lugares com baixo nível de agressividade atmosférica.

As telhas de alumínio disponibilizam várias vantagens para o usuário no que se refere à sua durabilidade, resistência à corrosão, leveza aliada à resistência mecânica, entre outros fatores.

Esse modelo possui a melhor relação custo-benefício que o consumidor consegue alcançar, além do fato do produto colaborar decisivamente para economia na contração de custos com manutenções corretivas não programadas, por terem as menores interrupções em seu processo por não necessitar de tratamentos inusitados e elevado valor residual.

As telhas de alumínio correspondem os princípios de sustentabilidade devido o fato de serem suscetíveis a reciclagem infinita vezes.

Além do mais, como o alumínio é um metal intenso em energia elétrica para sua criação primária, no momento em que se faz a logística reversa reincluindo sucata do metal no sistema produtivo, é provável conseguir perna no consumo de energia elétrica de até 95%.

Sendo assim, as telhas de alumínio se tornam altamente sustentável e ainda conseguem cooperar para que a construção ganhe pontuação para prováveis conquistas da certificação LEED, que é muito importante em dias como hoje.

Se depois de ler o artigo você optou por usar telhas de alumínio em sua construção, lembre-se primeiramente de contratar um profissional qualificado para garantir a melhor opção para o seu projeto e logo depois seguir para os orçamentos. 

Não faça nada com pressa, pesquise o melhor para sua obra e para o seu bolso.

Agora vamos mostrar os modelos de telha de alumínio mais usados atualmente em obras de vários padrões.

 

  • Trapezoidal
  • Ondulada
  • Sanduíche
Telha de alumínio trapezoidal

Telha de alumínio trapezoidal

A telha de alumínio trapezoidal é indicada para coberturas em linha reta.

Você vai encontrar esse tipo de telha das espessuras de 0,04mm, 0,05mm e 0,07mm.

Além disso, essas peças possuem largura padrão de 1056mm e a comprimento irá variar de acordo com a necessidade do cliente.

Telha de alumínio ondulada

As telhas de alumínio onduladas são recomendadas para estruturas personalizadas.

Geralmente são aplicadas em formato de arco, mas pode se enquadrar a diversos tipos de construções. Este modelo de telha adequa-se aos ambientes e curvaturas.

As espessuras desse tipo podem ser encontradas nas medidas 0,04mm, 0,05mm e 0,07mm. E a largura padrão é de 1072mm.

Telha de alumínio sanduíche

Telha de alumínio sanduíche

A telha sanduíche, na maioria das vezes, é feitas sob medida e pode ser usada em projetos comerciais e residenciais.

Possui um ótimo isolamento térmico e acústico e por isso é bem procurada por indústrias.

Dependendo do tipo do projeto, ela pode ser usada como divisória de ambientes ou até mesmo vedação. Portanto, é um modelo bem versátil.

WhatsApp chat